logo

Prefeitura consegue posse da área onde fica o acampamento Esperança

10/05/2019

         A Prefeitura de Araras conseguiu uma conquista importante esta semana para a regulamentação do acampamento Esperança, que fica próximo à antiga estação ferroviária Remanso (entre Araras e Cordeirópolis). A área onde cerca de 60 famílias estão acampadas, que pertence ao Governo Federal, agora foi repassada à Prefeitura por meio de um Termo de Cessão Provisória de Uso Gratuito.

O termo é específico apenas para a área já ocupada pelas famílias acampadas e foi assinado na última quarta-feira (8) entre o prefeito Junior Franco e o superintendente do Patrimônio da União em São Paulo, Eduardo Santos Barroso. Também estiveram presentes no encontro o secretário municipal interino da Habitação, Felipe Castro, e Aline Mariana Dias, representante do Acampamento. A reunião ocorreu na SPU (Superintendência do Patrimônio da União), em São Paulo.

Com a mudança, a administração municipal pode fazer melhorias no local. “Esta é uma situação que já se arrastava há tempos. Sem o termo de cessão de uso, a Prefeitura não podia fazer muita coisa ali, porque a área não era nossa. A oficialização da posse é uma conquista muito importante, o primeiro passo para a regulamentação do acampamento”, disse o prefeito.

A administração municipal já vinha auxiliando as famílias acampadas no local com fornecimento de água por meio de caminhões-pipa e transporte escolar para crianças, além de melhorias na estrada que dá acesso ao acampamento.

“O objetivo agora é a instalação da rede de energia elétrica e a guarda definitiva da área. Tudo o que a Prefeitura fizer ali será dentro das regulamentações legais e ambientais”, completou o secretário Felipe Castro.