logo

Cães e gatos podem pegar ou transmitir o coronavírus?

25/03/2020

De acordo com o médico veterinário Anderson Mathienssen, não há evidências de que o coronavírus possa ser transmitido de cães e gatos aos humanos ou vice e versa, pois apesar de fazerem parte da mesma família, a coronavirose humana, canina e felina são de gêneros diferentes, e produzem anticorpos diferentes em cada organismo.

Em cães pode se manifestar com leves diarreias, em gatos como infecção interna, mas na maioria dos casos são assintomáticos e não causam problemas respiratórios como nos humanos. Tanto que a doença tem se tornado banal na medicina veterinária e deve ser extinta dos programas de vacinação caninos.

O cuidado neste momento de pandemia, deve ser relacionado às formas indiretas de transmissão, já que ao estrar em contato com alguém infectado, o animal de estimação pode ser um transportador do vírus em seus pelos e patas, por exemplo. Portanto, deve-se evitar que o animal tenha contato com pessoas infectadas e caso isso aconteça que tenha seus pelos higienizados e evite subir em camas ou sofás para que não transporte o vírus e espalhe-o pela casa.