O projeto de lei do Executivo Municipal que cria em Araras a Clínica Municipal Médica Veterinária denominada ‘Dom Bosco’ foi aprovado pelos vereadores na última segunda-feira (3). O local prestará atendimento e tratamento a cães, gatos e outros animais de pequeno porte. A Clínica ‘Dom Bosco’ funcionará em prédio próprio da prefeitura na Rua Tapajós, Vila Candinha, ao lado do SENAI.
Na Clínica serão realizados exames, castrações, vacinações, partos e atendimento clínico e cirúrgico em animais devidamente cadastrados com declaração de veracidade e documentos comprobatórios. Os proprietários dos animais terão que apresentar comprovante de residência fixa em Araras e ter renda familiar de até dois salários mínimos. Em caso de castração a renda da família poderá ser de até três salários mínimos.
O texto do projeto aprovado destaca que quando o animal não tiver dono, porém estiver sob a guarda ou acolhimento das entidades civis protetoras de animais, caberá aos responsáveis destas entidades protetoras, a realizar o cadastro e assinar um termo de apresentação do animal, ficando o veterinário da clínica obrigado a relatar as condições de saúde do mesmo.
A Clínica Municipal Médica Veterinária “Dom Bosco” estará integrada à estrutura administrativa da atual Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais e autorizada a celebrar convênios ou acordos de cooperação com Organizações Não Governamentais, Clinicas e Médicos Veterinários particulares e Instituições de Ensino de Medicina Veterinária, oferecendo inclusive vagas de estágio aos alunos.
O vereador, José Roberto Apolari (PTB), defensor da causa animal no município, comentou a importância da criação da clínica para as famílias de baixa renda. “O objetivo desta clínica é dar assistência médica aos animais das pessoas de baixa renda, sabemos que em Araras quase 80% da população não tem condições de arcar com gastos em clínicas particulares, enquanto eu for vereador nesta Casa irei contribuir com políticas públicas em benefício dos animais”, disse.
Câmara Jovem aprova projeto de acuidade visual nas escolas e creches e encaminha ao Executivo
Câmara aprova alteração de lei municipal que proíbe a contratação de condenados na Lei Maria da Penha ou na Lei do feminicídio em Araras
LDO - Lei de Diretrizes Orçamentária - para 2020 é aprovada pela Câmara de vereadores
Câmara aprova Projeto de Lei de incentivo ao pagamento de débitos com o SAEMA em até 200 vezes