logo

Projeto de criação da Clínica Pública Veterinária ‘Dom Bosco’ em Araras foi aprovado pela Câmara

05/12/2018

O projeto de lei do Executivo Municipal que cria em Araras a Clínica Municipal Médica Veterinária denominada ‘Dom Bosco’ foi aprovado pelos vereadores na última segunda-feira (3). O local prestará atendimento e tratamento a cães, gatos e outros animais de pequeno porte. A Clínica ‘Dom Bosco’ funcionará em prédio próprio da prefeitura na Rua Tapajós, Vila Candinha, ao lado do SENAI.

Na Clínica serão realizados exames, castrações, vacinações, partos e atendimento clínico e cirúrgico em animais devidamente cadastrados com declaração de veracidade e documentos comprobatórios. Os proprietários dos animais terão que apresentar comprovante de residência fixa em Araras e ter renda familiar de até dois salários mínimos. Em caso de castração a renda da família poderá ser de até três salários mínimos.

O texto do projeto aprovado destaca que quando o animal não tiver dono, porém estiver sob a guarda ou acolhimento das entidades civis protetoras de animais, caberá aos responsáveis destas entidades protetoras, a realizar o cadastro e assinar um termo de apresentação do animal, ficando o veterinário da clínica obrigado a relatar as condições de saúde do mesmo.

A Clínica Municipal Médica Veterinária “Dom Bosco” estará integrada à estrutura administrativa da atual Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais e autorizada a celebrar convênios ou acordos de cooperação com Organizações Não Governamentais, Clinicas e Médicos Veterinários particulares e Instituições de Ensino de Medicina Veterinária, oferecendo inclusive vagas de estágio aos alunos.  

O vereador, José Roberto Apolari (PTB), defensor da causa animal no município, comentou a importância da criação da clínica para as famílias de baixa renda. “O objetivo desta clínica é dar assistência médica aos animais das pessoas de baixa renda, sabemos que em Araras quase 80% da população não tem condições de arcar com gastos em clínicas particulares, enquanto eu for vereador nesta Casa irei contribuir com políticas públicas em benefício dos animais”, disse.