logo

Vereador Beloto solicita a suspensão do pagamento do IPTU

31/03/2020

O vereador Felipe Beloto (PL)  encaminhou para a Secretaria Municipal da Fazenda  um pedido de suspensão temporária do pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). A solicitação foi encaminhada na quinta-feira, 19 de março, e visa diminuir os impactos financeiros da pandemia do novo Coronavírus na vida dos trabalhadores, empresários e famílias de Araras/SP.

O pedido foi realizado de forma expressa ao Executivo e está sendo analisada pela pasta responsável.  A proposta foi protocolada por meio da indicação 37/2020.

De acordo com o vereador, por consequência do necessário e emergencial isolamento social, medidas governamentais vêm sendo tomadas no sentido de paralisar temporariamente serviços públicos e atividades privadas – comerciais, lazer, entretenimento e outros serviços.  Em contra partida o impacto atinge direto na atividade das empresas, pondo em risco milhares de empregos na cidade (e no País) e, principalmente, impactando no ganho dos trabalhadores autônomos dos informais. 

“Sendo assim, pensando em minorar o sofrimento das inúmeras famílias que terão de fazer frente a outras várias despesas essenciais para a manutenção de seu dia-a-dia, apresentamos tal indicação, na certeza de que o Município pode dar essa importante contribuição no enfrentamento deste momento de dificuldade sem precedente na história”, explica Beloto.

A análise da proposta está sendo realizada por uma equipe, e que vai avaliar os impactos financeiros e a questão da inadimplência do tributo cujos vencimentos já começaram. Questiona sobre o assunto a Secretaria Municipal da Fazenda, Maria Elisa afirmou; “Não há decisão ainda, mas há uma análise muito séria sobre ser ou não possível fazer essa suspensão, por exemplo, para abril e maio”.

Veja mais informações 

Medidas visam atenuar os possíveis efeitos negativos da quarentena