logo

“Entre Contos e Letras” projeto de incentivo à leitura será lançado nesta sexta

Programa de incentivo à leitura abrange todos os alunos da rede municipal de ensino, totalizando aproximadamente 12 mil crianças

22/03/2018

A Secretaria Municipal de Educação lança oficialmente o projeto de incentivo a leitura “Entre Contos e Letras”. A cerimônia acontece nesta sexta-feira (23) em dois horários: das 8h30 às 10h e das 14h30 às 16h, na Praça Barão de Araras. E segue a programação da Semana do Município 2018 em comemoração aos 147 anos de emancipação político-administrativa da cidade.

O projeto visa alcançar todos os alunos da rede municipal de ensino, totalizando aproximadamente 12 mil crianças (Maternal, Educação Infantil e Ensino Fundamental).  São várias ações a serem desenvolvidas junto aos alunos durante o ano: Projeto Conto, Cantos e Encantos, Contadores de Lendas, Literatura em Cena, Versos Coloridos, Ciranda da Leitura e Crescer em Paz.

Para desenvolver o projeto Ciranda da Leitura, a Secretaria Municipal de Educação está disponibilizando uma sacola/kit com oito livros paradidáticos e um caderno de registro, no qual os alunos serão orientados a interagir com seus familiares, registrar as leituras e recontar as histórias lidas, usando principalmente a escrita. Serão dois kits para cada sala de aula, havendo revezamento entre os alunos durante o ano.

“O programa deseja mostrar ao aluno que a leitura não é simplesmente uma disciplina da sua grade curricular escolar, pois deve estar presente em todas as esferas sociais. É despertar o gosto e o prazer pela leitura e aguçar o potencial criativo e cognitivo do aluno”, comentou a secretária municipal de Educação, Mariana Mani Moura.