logo

Coronavírus pode ser infectado pelos olhos

03/03/2020

O jornal britânico Daily Mirror alerta para o risco de  coronavírus infectar pelos olhos. O  médico chinês Wang Guangfa, que chefia o Departamento de Medicina Pulmonar do Primeiro Hospital da Universidade de Pequim, teme ter contraído a enfermidade por não estar utilizando óculos protetores durante o trabalho com a equipe de especialistas que visitou Wuhan no início de janeiro, quando o vírus surgiu. 

A oftalmologista Claudia Benetti, do Centro de Cirurgia Oftalmológica, de Campinas, alerta que é  completamente possível que isso tenha ocorrido. "A contaminação acontece pelo contato com a mucosa, o vírus penetra pela conjuntiva. O ideal é que as pessoas evitem colocar as mãos sujas nos olhos já que a máscara protege a boca e o nariz", ressalta. 

 

Ela lembra que o fato de muitas pessoas terem mania de coçar os olhos pode ser especialmente perigoso neste caso. "Colocar a mão nos olhos, coçar, é uma mania muito comum. É preciso redobrar a atenção neste momento porque o perigo de infecção é real", alerta.