logo

Acne no verão: Saiba os produtos que são certeiros para acabar com as temidas espinhas

Pele saudável

23/01/2018

Quando o verão começa é hora de redobrar os cuidados com a pele. Nessa estação do ano o sol e o calor são os grandes vilões da acne. O calor e a umidade deixam a pele mais oleosa, o que favorece o surgimento de cravos e espinhas. Tudo porque com a oleosidade ocorre a obstrução dos poros e a sua inflamação.
Além do fator tempo existem também os fatores genético e da faixa etária. 
A acne é uma doença crônica das glândulas sebáceas da pele, que conduz ao desenvolvimento espinhas.
Quase todos os adolescentes terão um surto ocasional de acne e, aproximadamente, 40% dos adolescentes têm acne cística grave. Mesmo pessoas com 30 anos ou mais podem ser afetadas. A chamada acne madura. Se a acne não for tratada pode deixar cicatrizes físicas e emocionais.
Durante a puberdade, os hormônios acionam as glândulas sebáceas para crescer e produzirem mais sebo (óleo). Esse excesso de óleo pode fazer com que os poros fiquem entupidos. Um tipo de bactéria chamada Propionibacterium acnes, que normalmente vive na pele, invade os poros e começa a crescer, criando inflamação e irritação. O resultado é um folículo inflamado, onde se desenvolve uma espinha.
De acordo com a farmacêutica Rachel Ruegger Rahal, da Phármakon Farmácia de Araras, é necessário ter uma dieta saudável, incluindo muitas fibras, gorduras saudáveis e água em sua alimentação diária. Ácidos graxos essenciais (como o Ômega 3) reduzem a inflamação e reparam as células danificadas da pele. “É necessário incluir vitaminas E e C. A vitamina E é essencial para a saúde da pele e pode ajudar a prevenir cicatrizes. A vitamina C ajuda na reparação da pele e melhora a produção de colágeno. É preciso manter a pele limpa e evitar mexer”, acrescenta.
Ainda segundo a farmacêutica, esses cuidados vão além. Quem sabe que tem o problema deve usar um sabonete diário anti acne com Salix Peel e biosulfur. “Salix peel Renovador Celular Biotecnológico & Natural é fonte natural de ácido salicílico, pois atua como potente renovador celular, normaliza poros dilatados, ação anti-inflamatória, eficácia da prevenção da acne”, afirma. 
Agora, para minimizar o problema com a acne é indicado o uso do peróxido de benzoíla, que é um dos medicamentos tópicos mais antigos usados no tratamento da acne. Trata-se de uma substância esfoliante, em pomada ou gel, com ação queratolítica, grande poder bactericida e ação anti-inflamatória e é usada principalmente nos casos de acne inflamatória. Como possui efeito anti-inflamatório, o peróxido de benzoíla diminui a quantidade e o tamanho das lesões da acne, mas também pode causar irritação, descamação, ressecamento e dermatite de contato. Por ser uma opção acessível, as pomadas a base de peróxido de benzoíla são bem populares. “Vale lembrar que é indispensável o uso do filtro solar durante todo o tratamento com o peróxido de benzoíla”, ressalta Rachel. 
O sabonete Salix Peel, o gel anti acne noturno com peróxido de benzoíla e as cápsulas de vitaminas E e C podem ser encontradas em farmácias de manipulação. 

Foto:
Crédito: divulgação

Texto: Talita Carpini