logo

15 receitas deliciosas para ceia de Natal

18/12/2019

Entradas para a ceia de Natal

 Petisco de maçã caramelizada, rúcula e parma: tudo o que é caramelizado é delicioso! E esse petisco fica lindo e cheio de sabor. Envolva os pedaços de maçã com uma folha de presunto de parma e outra de rúcula por cima. Use palitinhos bonitinhos para montar o espetinho e sirva como finger food.

 Torradinhas com azeite e ervas: essas torradinhas ficam saborosas e ajudam a deixar a mesa ainda mais bonita. Use um cortador – ou vários – de biscoitos com motivos natalinos para cortar os pães. Você pode encher a mesa, por exemplo, com estrelas de tamanhos e formatos diferentes, botinhas do Papai Noel…

 Pesto de abobrinha: também chamada de manteiga de abobrinha, tamanha a cremosidade, esse pesto é perfeito para acompanhar torradinhas e oferecer uma opção vegana a mais na mesa.

Acompanhamentos para uma ceia

 Salpicão vegano: salpicão é aquela receita que não pode faltar na mesa do Natal. Embora cada pessoa sempre tenha uma versão diferente, aqui apresentamos a opção vegana. Sirva em uma louça bonita e, se quiser, cubra com batata palha na hora de servir.

Batatas assadas com alho e azeite: a combinação é dos deuses: batata, azeite, alho e pimenta caiena. E é tão simples de fazer, que até quem não domina muito bem o fogão pode se arriscar a preparar: não tem como dar errado! Pode, inclusive, ser feita no forno micro-ondas.

Prato principal para a ceia de Natal

Peru de Natal: ele, mais uma vez, o peru! Aqui ele se apresenta assado, coberto com uma calda perfumada de maple syrup e creme redução de balsâmico e com recheio de pão português, alho e bacon. A decoração que finaliza o prato é feita com redução de balsâmico e raminhos de alecrim.

 Coxas de frango com laranja e alecrim: é interessante ter uma carne mais comum à mesa, para agradar todos os paladares. Use a criatividade e transforme o prato do dia a dia em um mais refinado, com sabor de festa, apenas mudando os temperos. Como no caso desse prato, que leva no molho alho, páprica, cominho, gengibre, molho inglês, sal, pimenta calabresa, suco de laranja e alecrim fresco e já dá outra cara às coxas de frango.

Prato principal para vegetarianos

Torta rústica de ratatouille: é verdade que essa receita é um pouco demorada. Mas ela fica tão linda, deliciosa e perfumada, que vale a pena. Uma massa básica recebe como recheio berinjela, abobrinha, pimentão, tomate cereja, cebola, tomilho e alecrim.

Carne de jaca: uma fruta diferente, que nem todo mundo gosta. Essa receita pede a jaca verde, que deve ter a carne cozida e desfiada. Essa “carne” não tem gosto, então capriche no tempero. Ela vai pegar bem o gosto. Depois, é só servir com um molho gostoso.

Saladas para servir na noite de Natal

Salada de ovos: também chamada de antepasto de ovos, essa saladinha pode ser servida também como entrada, junto com torradinhas. É simples demais, mas é certeza de sucesso.

Salada de cuscuz marroquino com vagem: alguém da sua turma de convidados odeia a combinação de arroz com passas? Então esse prato é especialmente para essa pessoa. Turbine o cuscuz com cenouras cozidas, abobrinha, alho poró, vagem, damasco, tomate seco, amêndoas laminadas… e passas, se for do agrado do paladar geral.

Para montar a mesa de doces e sobremesas no Natal

Rocambole de Natal: esse rocambole de chocolate é recheado com uma ganache simples aromatizada com Cointreau, que dá o toque especial. Para deixar o recheio ainda mais gostoso, adicione abacaxi e laranja cristalizada em cubinhos. Cubra com creme de chocolate e sirva com sorvete.

Doce de pêssego com creme: pêssego faz parte integrante das festas natalinas. Além de deixar espalhados nas fruteiras, invista em um doce com a fruta e com creme. É super fácil de fazer e agrada todos os paladares.

Bebidas especiais para o Natal

Drink de verão sem álcool: essa é uma bebida gostosa e refrescante, sem álcool, então é liberada para todo mundo! Ela é, basicamente, um suco de laranja mais incrementado, com a adição de água de coco, Schweppes citrus, um toque de cranberry e hortelã. Delícia!

Drink de saquê com limão siciliano: separe suas taças altas, de champagne, para receber esse drink, que fica lindo com os morangos dançando! Limão siciliano, gelo, açúcar e saquê, combinados com a cor alegre e sabor levemente azedinho do morango. Irresistível!

Fonte sugestiva: https://www.receiteria.com.br/