logo

Em comemoração, ao Dia Mundial da fibromialgia Secretaria Municipal da Saúde promove palestra na Câmara Municipal de Araras

15/05/2019

No dia 12 de maio é considerado o Dia Mundial da Fibromialgia, uma síndrome que se manifesta, principalmente, com dores no corpo todo. Em Araras, mais de 1500 pessoas são portadoras da fibromialgia. Ela é Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações. Junto com a dor, surgem sintomas como fadiga, sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações.

 O médico reumatologista, Eduardo de Paiva Magalhães, promoveu uma palestra sobre a fibromialgia, na manhã da última terça-feira (14), no Plenário Bruno Moysés Batistela, na Câmara Municipal de Araras. O evento contou com a presença do Secretário Municipal da Saúde, Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia – e do vereador Marcelo de Oliveira (PRB).  

O médico, durante a palestra, explicou as causas, os sintomas e passou orientações sobre a prevenção da doença. “Não existe um exame especifico para identificar a fibromialgia, o diagnóstico depende muito do olhar clínico”, explica.

A realização do evento, que contou com um bom público, foi uma solicitação do vereador Marcelo de Oliveira (PRB), autor da Lei que inclui no calendário oficial do município de Araras a ‘Semana Municipal de Conscientização e Respeito à Fibromialgia’.

A Presidente da ARAFIBRO - Associação Ararense dos Fibromiálgicos de Araras -, Viviane Santos, portadora da síndrome, também participou da atividade. Na próxima sexta-feira (17), às 19h30, no Teatro Estadual de Araras ‘Maestro Francisco Paulo Russo’, outras duas palestras sobre o tema estão agendadas, com o Personal Trainer, Pierre Ferreira e com o médico, Rodrigo de Assunção.