logo

Médicos residentes vão ajudar no atendimento na rede pública de saúde de Araras

Médicos já formados farão especialização em Araras a partir de março de 2019, atendendo pacientes na Santa Casa, Clínica Sayão e em postos de saúde da rede municipal

27/12/2018

A partir de 2019 médicos residentes do Progama de Residência Médica da Faculdade São Leopoldo Mandic, com sede em Campinas e um dos campus instalado em Araras vão reforçar o atendimento da rede pública de saúde de Araras.       A Mandic abriu neste mês 20 vagas para Residência Médica em Araras, em seis especialidades diferentes, com início da especialização em março de 2019. Na prática, serão 20 novos profissionais atuando em instituições de saúde conveniadas com a faculdade, que em Araras são a Santa Casa, a Clínica Sayão e os diversos postos de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde.

          De acordo com convênios já firmados com a Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esses médicos farão a Residência em Araras utilizando a estrutura pública de saúde local. Importante lembrar que esses alunos já são médicos formados e estão fazendo uma especialização médica em Araras, reforçando o atendimento na rede pública.

          O site da Faculdade São Leopoldo Mandic (www.slmandic.edu.br) já abriu as inscrições para esse Programa de Residência Médica, credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério de Educação. São 20 vagas para Araras e 14 para Campinas. As vagas em Araras são para Clínica Médica (2), Cirurgia Geral (3), Pediatria (3), Ginecologia e Obstetrícia (2), Medicina de Família e Comunidade (6) e Psiquiatria (4).

          Os candidatos aprovados realizarão um intenso treinamento na rede pública de Araras, com duração de 2 a 3 anos, dependendo da especialidade, e terão uma remuneração por meio de bolsa. Esses “residentes” vão cumprir carga horária semanal de 60 horas no atendimento à população, sob orientação e supervisão de médicos já especialistas da Mandic.

          “Nossa cidade está se transformando numa referência regional na área da saúde, tanto no serviço público como no setor privado. E essa parceria com a Faculdade São Leopoldo Mandic é muito importante para continuarmos a prestar um bom atendimento à população”, comentou o prefeito Júnior Franco.