logo

Judoca ararense Sarah Souza conquista a vice- liderança no Mundial Juvenil 2019

30/09/2019

Na última sexta-feira (27) a judoca do Projeto Kimono de Ouro, Sarah Souza, 15 anos, da Seleção Brasileira de Judô – Categoria de Base, conquistou em Almaty, no Cazaquistão, o título de Vice Campeã Mundial Juvenil 2019, pela Federação Internacional de Judô.

Sarah (57 kg) começou a caminhada no Mundial Juvenil diante da americana Tasha Cancela. A brasileira foi estratégica, conseguiu forçar três penalidades para a adversária e se garantiu na segunda rodada. A azeri Aytaj Gardashkhanli fez jogo duro contra Sarah, levou a luta para o golden score, mas a brasileira se manteve firme e avançou após três shidos em Aytaj.

Nas oitavas, duelo contra a turca Ozlem Yildiz, atual número um no ranking mundial. Sarah não se intimidou, impôs sua luta e conseguiu um ippon, confirmado após checagem de vídeo.

Na semifinal do Mundial, a adversária foi a russa Kseniia Galitskaia, quinta do ranking mundial. Sarah forçou um shido durante o duelo e se garantiu na final com um waza-ari faltando um minuto para o fim.

Na luta decisiva pelo ouro, a japonesa Rin Eguchi foi eficiente nas técnicas de solo e venceu a brasileira com uma imobilização. Dessa forma, Sarah ficou com a prata do Mundial Juvenil de Judô, a terceira medalha do Brasil na competição.

“Estou muito feliz com a conquista da medalha de prata neste Mundial. Me preparei muito desde o começo do ano para este campeonato e conquistar o titulo de vice campeã mundial é muito orgulho hoje para mim. Quero agradecer a toda a equipe da Confederação Brasileira de Judô por ter acreditado no meu potencial, aos meus colegas de treinos que foram fundamentais em toda a minha preparação, a toda minha família, aos patrocinadores, e um agradecimento todo especial ao Projeto Kimono de Ouro da Associação Mercadante, onde iniciei meu treinamento de judô aos cinco anos, e após 10 anos, consegui retribuir toda a minha gratidão com essa conquista”, destaca a Vice Campeã Mundial Juvenil, Sarah Souza.

“Agora são duas as mais importantes medalhas que a Associação Mercadante e o Projeto Kimono de Ouro já conquistou desde a sua fundação, em campeonatos mundiais pela Federação Internacional de Judô. A primeira foi em 2011 com o bronze no Mundial sub 17 com a judoca Nathalia Mercadante e agora em 2019, a prata no Mundial sub 18 da Sarah Souza. Só tenho a agradecer a todos os profissionais do Projeto Kimono de Ouro pelo grande trabalho realizado em equipe, a todos os nossos patrocinadores que acreditam em nosso trabalho de qualidade, a todos os atletas que fazem parte desta equipe maravilhosa. Quero parabenizar a Sarah por esse merecido título conquistado através de muita dedicação ao judô”, finaliza o sensei mestre kodansha Marcos Mercadante, que esteve ao lado da Sarah neste mundial.